Resenha: Trilogia Jogos Vorazes - Livro 1 (Jogos Vorazes), de Suzanne Collins

♪ | via Tumblr

"Aqui está um conselho: fique vivo."

Eu não mantinha expectativas relativamente altas sobre esta trilogia, já que distopias não são muito minha área. Distopias são o contrário de Utopias, ou seja, enquanto em Utopias os coelhos correm por campos de grama cobertos de algodão, Distopias mostram coelhos morrendo da forma mais trágica em que o autor conseguir pensar. Esta é, exatamente, a razão pela qual evito Distopias.
A trilogia Jogos Vorazes, ou originalmente The Hunger Games, possui três livros (oh, não me diga) chamados, respectivamente: Jogos Vorazes, Em Chamas e A Esperança. Esta postagem se trata somente de Jogos Vorazes (o livro 1), os outros dois  serão resenhados em breve. 

Jogos Vorazes possui um fundo bastante complexo e difícil de ser explicado. Ele se passa no futuro, e boa parte da população é controlada por um regime totalitário. Todos os anos, 24 jovens são escolhidos como tributos para lutarem pela própria vida durante os Jogos Vorazes (ou Hunger Games). Katniss se voluntaria para substituir a irmã mais nova durante os Games, quando a mesma é selecionada. Ao lado de Peeta, seu aliado, Katniss desafia o sistema dominante, como, também, a força de seus oponentes.
Katniss é minha personagem favorita; isso porque há toda uma história por trás dela. Seu pai faleceu durante a explosão de uma mina, onde trabalhava, e sua mãe entrou em depressão profunda. Como o pai trazia comida à família, Katniss precisou, literalmente, caçar para manter-se viva - mais pela irmã, Prim, que ela ama com sua vida, do que por si mesma. Katniss é forte, esperta, valente e corajosa, que são qualidades que costumam chamar minha atenção. Sua tática durante os Games é bastante arriscada, já que quase todos os outros tributos são maiores, fisicamente. (Eu acho que minha tática durante os Games seria "a la Foxface" - correr é algo que eu posso fazer xD).

A adaptação cinematográfica de Jogos Vorazes foi lançada em 2012, e preciso comentar sobre sua perfeição com detalhes. Quase tudo está perfeito com relação ao livro, eu só gostaria que Gale aparecesse com mais freqüência, já que ele é uma parte tudo que consta na mente de Katniss durante os Games. Destaque para sua trilha sonora instrumental espetacular (e para Safe & Sound, obviamente, já que sou uma Swiftie).
Algo que recebe minha atenção particular em todos os livros que leio, são as paixões. Em The Hunger Games, sou team Gale, pelo menos por enquanto. Eu só li o primeiro livro, ou seja: tudo pode mudar. Jogos Vorazes não é um completo triângulo amoroso, eu o classifiquei como Ficção Cientifica, Ação e, talvez, um pouco de Drama.

Não levem Jogos Vorazes como um livro exclusivamente escrito para adolescentes apenas pelo fato de que  a maioria de seu público tenha sido classificado como tal. Jogos Vorazes é uma obra de ficção magnífica, e tanto seu livro quanto sua adaptação cinematográfica merecem atenção.  

4 comentários:

  1. Sou Tributo do distrito 2, se você? amoo THG <333 hahaha

    Bj, óitma resenhaa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou tributo do distrito ! THG é ótimo ♥

      bjim, obrigada!

      Excluir
  2. Amooo essa saga, já li os três livros e gosto muito. Também gosto do filme!
    Eu também gosto do Gale e acho que ele devia ter aparecido mais no 1º filme!
    sua resenha ficou ótima.
    bjs
    blogtrashrock.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu disse na resenha achei o filme muito fiel ao livro e gostei bastante também mais eu queria que o Gale tivesse aparecido mais ):
      Obrigada!

      Excluir

 
Laços de Março|2015