Como puxar assunto? Para os Tímidos como EU

Alívio Imediato
Como iniciar uma conversa? O que devo dizer para puxar assunto? São algumas das diversas dúvidas que estão relacionadas a timidez, e enchem a cabeça dos tímidos com certa insegurança.
Então bora ver algumas dicas:

Desconhecidos:
Sempre fale sobre coisas atuais ou situações que estejam ocorrendo no momento que tem vontade de puxar o assunto. Por exemplo, pode falar sobre o tempo, comentar como o ônibus está demorando, ou falar sobre o engarrafamento que está acontecendo, pode ser uma situação engraçada, o valor alto de algum produto na loja, enfim, são diversos fatos do dia a dia que você poderá aproveitar. E depois só dar oportunidade para que a pessoa continue o assunto e você imende em outra situação. Parece bobo, mas sempre dá certo, e quando não dá certo, é porque a outra pessoa não está com muita vontade de conversar, e isso não significa que a culpa é sua, todo mundo tem seu momento de ficar sozinho. O jeito é tentar.

Conhecidos:
Quando se trata de um conhecido, não é uma situação que depende somente de sua boa vontade. Isso vai depender da pessoa, do local de onde vocês se conhecem e o nível do relacionamento de ambos. Você vai precisar ter essa sensibilidade para perceber que tipo de assunto pode ser puxado com essa pessoa, que pode ter uma personalidade extrovertida, tímida, preferir assuntos que possuam bom humor ou que seja algo mais sério. O nível de relacionamento, fará você perceber qual é o seu limite nesse aproximação e qual o tipo de assunto deverá falar, é mais fácil do que parece, basta ter bom senso  E em relação ao local de onde vocês se conhecem, torna tudo isso tranquilo, pois é só comentar algo sobre o local, alguma novidade, o que tem acontecido com os conhecidos em comum, etc. Por exemplo: Se for um colégio, fale sobre notas, algum professor chato ou matéria que está sendo difícil de levar, sobre algum fato engraçado que aconteceu com aquele aluno mais bobinho do colégio, enfim, só pensar bem, que o assunto vai surgir.

Conhecido importante:
Se você está afim de quem quer puxar assunto e não consegue se aproximar de jeito nenhum, procure saber mais sobre esta pessoa. Dê uma olhadinha no perfil do Facebook, leia o twitter, pergunte a amigos próximos e que seja comum entre vocês. Sabendo os assuntos preferidos da pessoa (páginas que a pessoa curte), fará com que você se sinta mais a vontade falando sobre um assunto que seja agradável aos dois.

Não sabe o que falar? Pergunte algo.
Conhecendo ou não a pessoa, perguntas são uma boa forma de iniciar uma conversa. Pergunte como está, quais as novidades, o que gosta de fazer, etc. O básico mesmo. Parece bobo e idiota, mas não é, com coisas simples assim que podem rolar bons assuntos. Começando com algumas pergutnas, dará tempo para que seu corpo se acalme e o branco de sua mente suma =D. Atenção: Pergunte, mas não exagere fazendo interrogatórios.

O que você não deve fazer:
Não seja alguém chato e inconveniente. Ao puxar o assunto, perceba se a pessoa está disponível. Se for on-line, veja se a pessoa vai responder no chat do Facebook ou respeite o status do MSN (ocupado). Evite falar sobre assuntos polêmicos, como política, religião e futebol, pelo menos não inicialmente. Para toda regra, há exceções. Dependendo da pessoa, quanto mais polêmico o assunto, mais tempo a conversa vai durar. Consegui conversar por um bom tempo com um grupo de novos amigos pois falamos mal de uma certa senhora cadidata a presidência =P.

Já tentou isso tudo e não conseguiu:
Bom, ainda há esperanças. Seja educado(a), simpático(a) e se aproxime das pessoas ou grupos de amigos, por mais que você não consiga puxar assunto, eles puxarão por você, dê brechas, se mostre disposto(a) a conversar e continue o assunto.

Depende de você:
Tenha coragem e força de vontade. Enfrentar a timidez é como praticar um esporte ou exercícios físicos, com o tempo você acostuma e vai ficando mais fácil de lidar com certas situações. Aproveite as oportunidades e não se preocupe tanto em como agir, quanto mais agir com naturalidade, mais os assuntos aparecerão. ^^

*Isso vale tanto pessoalmente como pela internet.

4 comentários:

  1. Boas dicas, tem sempre alguém que sempre quis falar mais nunca teve assunto né!
    http://fashionistaapaixonada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu sou tímida com desconhecidos e também com conhecidos,não tenho muitos amigos,tenho mais amigos virtuais,eles são tudo pra mim. ótimas dicas,bobas mas úteis
    Um beijo
    http://bombasticmusics.blogspot.com

    ResponderExcluir

 
Laços de Março|2015